/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Autismo foi tema de palestra em Dobrada


Autismo foi tema de palestra em Dobrada

Conseg do município vizinho promoveu o evento

Bom público. Tema foi desenvolvido na Escola Estadual 'Vereador Antônio Comar'
Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Conselho Municipal de Segurança Pública de Dobrada (Conseg-Dobrada) reuniu pessoas na EE ‘Vereador Antônio Comar’ para assistirem a palestra ‘Valorize as capacidades e respeite os limites’, proferida pela psicóloga Suelen Gorni. “Foi mais um evento sensacional”, resume Edson Augusto Mendes, presidente da entidade.

“O conteúdo dissipou conhecimentos para as pessoas saberem mais a respeito de temas inerentes ao autismo, visando promover aceitação, respeito e carinho aos autistas e pessoas afetas a eles, sendo o período pertinente, já que estamos no Abril Azul, que começou a concentrar mais assuntos correlatos desde quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, desde 2007”, continua Edson.

Formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Suelen é analista do Comportamento, especialista em Terapia Analítico-Comportamental, mestranda em Psicologia (UFSCar) e supervisora da Clínica CMI e do Centro de Autismo HSaúde. Também participou da palestra, dando depoimento a partir da perspectiva de uma ‘mãe atípica’, Elisângela Santana Ferreira Antevere, que é pedagoga, pós-graduanda em ABA, aplicadora ABA no Centro de Autismo HSaúde.

Também estiveram presentes outros profissionais afetos ao tema, dentre eles: Elaine Kaibara (terapeuta ocupacional especialista em ABA e coordenadora do Centro de Autismo HSaúde), Ana Carolina Zeoli Menezes (psicóloga, especialista em ABA, supervisora do citado centro) e Joselin Zacari (terapeuta ocupacional, especialista em ABA, também supervisora do referido centro).

O prefeito Antonio Carlos de Mattos Santos e a primeira dama Renata Aparecida Silva Mattos Santos (também presidente do Fundo Social) prestigiaram o evento, assim como os secretários municipais Émerson Tadeu da Silva (Saúde) e Janete Aparecida Cedran Ferrari (Educação e Cultura). “Presentes também estavam o médico ortopedista Carlos Eduardo Ruis Mondini, sua esposa, a advogada Pamila Gorni, e o vereador Claudeci de Assis Pereira”, cita Edson.

Além do seu presidente, representaram o Conseg-Dobrada: Thiago Luiz Passarine (vice-presidente) e Adauto Batista (diretor social e de Assuntos Comunitários). Pela Polícia Civil, o escrivão Marco Aurélio Bernardi Passerini e o agente policial Reginaldo Furlanetto. Pela Polícia Militar, Wander Wagner Romano (1º sargento, responsável em Dobrada pelo 2º Grupamento da 4ª Companhia da Polícia Militar) representou o capitão Rodrigo Adriano Lopes (comandante da 4ª Companhia da PM).

“Muito obrigado a palestrante Suelen, outras profissionais, parceiros e todas as pessoas que participaram deste grande evento, sobretudo os pais e familiares de autistas, bem como professores. Obrigado a parceria das forças de segurança e a comunidade escolar na pessoa da diretora Maria Marlene Zambelli pela cessão do local”, relata Edson.

O presidente do Conseg-Dobrada anuncia para o próximo mês, Maio Amarelo, práticas sobre acidentes de trânsito, que ocorrerão em escolas do município. “Também anunciamos o Programa Causa Animal, com o objetivo de conscientizar sobre os maus tratos, cuidados e os perigos no passeio público alusivos aos animais”, finaliza Edson.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários