/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Ademir de Souza apresenta projeto para criar Programa Prefeito Jovem


Ademir de Souza apresenta projeto para criar Programa Prefeito Jovem

Objetivo é incentivar os jovens a realizarem debates e projetos para o futuro da cidade

Ademir. "O Programa Prefeito Jovem visa promover a discussão e reflexão sobre os problemas que afetam a população e a apresentação de sugestões para solucioná-los"
Foto: Rogério Bordignon

O vereador Ademir de Souza protocolou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 76/2025 que objetiva instituir em Matão o Programa ‘Prefeito Jovem’. Pela proposta apresentada, cada escola da cidade – da rede pública ou privada – bem como entidades que atuam com jovens e adolescentes poderão participar do programa conforme os critérios internos de organização. Os estudantes escolhidos deverão estar – no mínimo – no 6º ano do Ensino Fundamental e ter a idade máxima de 16 anos.

O Programa prevê a nomeação do prefeito jovem, do vice-prefeito e de todos os secretários existentes no município, em um total de 16 jovens. Ademir considera que o projeto, caso aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo, trará uma grande contribuição para o desenvolvimento da cidadania entre os jovens.

Ainda de acordo com o vereador, a proposta prevê reuniões mensais visando proporcionar a circulação de informações nas entidades que atuam com crianças, adolescentes e jovens e nas unidades escolares, sobre projetos, leis e atividades gerais realizados pelo Poder Executivo, buscando disponibilizar acesso e conhecimento das atividades e dos programas executados na cidade.

“O Programa Prefeito Jovem visa promover a discussão e reflexão sobre os problemas da cidade que mais afetam a população e a apresentação de sugestões que possam servir como referência para solucionar importantes questões ou temas de relevância social. Haverá também a integração com o Programa Parlamento Jovem, realizado pela Câmara Municipal”, citou Ademir.

 

ESCOLHA DOS INTEGRANTES

 

O projeto prevê que os representantes de cada entidade ou escola terão como tarefa realizar uma campanha de arrecadação de leite. Cada litro representará um ponto para o candidato. No dia da seleção, quem conseguir mais pontos será eleito pela ordem: prefeito jovem, vice-prefeito jovem e secretários jovens. Para a classificação, as escolas ou entidades deverão entregar os produtos para a Prefeitura, para conferência dos pontos de cada representante. O total de leite arrecadado deverá ser doado para entidades locais que necessitam do produto para atender aos seus assistidos.

 

POUPANÇA PARA PARTICIPANTE

 

Ademir revela também que os eleitos terão tarefas mensais a cumprir e o projeto prevê a criação de um incentivo financeiro, a ser determinado pelo Poder Executivo, de forma que os eleitos possam atuar durante os 12 meses de mandato e, no final, sacar os recursos que serão depositados em uma conta poupança em nome dos participantes. Após o término do mandato, novos membros serão eleitos e nomeados com as mesmas regras, pois o projeto prevê que em todo mês de agosto de cada ano, por ocasião do aniversário da cidade, nova campanha seja realizada e novos membros sejam eleitos.


Fonte: Gabinete do vereador Ademir de Souza


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários