/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Agrishow atinge R$ 14,6 bi em intenções de negócios


Agrishow atinge R$ 14,6 bi em intenções de negócios

A 30ª edição de uma das maiores feiras do mundo registrou público de 197 mil pessoas

A 30ª Agrishow. Entre os destaques, a tecnologia com soluções de Inteligência Artificial, bem como a presença de expositores e visitantes da agricultura familiar
Foto: Vervi Comunicação

A 30ª edição da Agrishow – realizada entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto – alcançou volume recorde em intenções de negócios, especificamente no setor de máquinas e implementos agrícolas. No total foram registrados R$ 14,6 bilhões, com o aumento de 7% em relação à 2024 – ano em que chegou a R$ 13,6 bilhões de intenções de negócios.

João Carlos Marchesan, presidente da feira, afirma que “só será possível a concretização desse volume de negócios com um Plano Safra robusto e juros compatíveis à necessidade do setor”. Outro recorde também ocorreu em relação ao número de visitantes, que chegou a 197 mil pessoas. Os ingressos se esgotaram previamente na maioria dos dias do evento.

Pontos importantes da feira foram a tecnologia com soluções de Inteligência Artificial apresentada pelas empresas, bem como a presença de expositores e visitantes da agricultura familiar. Pequenos, médios e grandes produtores rurais mostraram, mais uma vez por meio da Agrishow, que a tecnologia agrícola é feita para todos os pertencentes ao agronegócio.

A 30ª edição da Agrishow foi uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). O evento foi organizado pela Informa Markets. Em 2026, a Agrishow acontecerá entre os dias 27 de abril e 1º de maio.

Foram 13 as empresas matonenses participantes na feira: Agrofito (Netafim), Antoniosi Tecnologia Agroindustrial, Baldan Implementos Agrícolas, Bussola Ferramentas Agrícolas, Cimag Indústria e Comércio de Implementos Agrícolas, Civemasa Indústria e Comércio de Peças Agrícolas, Imece Indústria e Comércio de Peças Industriais, JLS Máquinas, Louis Dreyfus Company Sucos, Matão Peças e Componentes Agrícolas (Mancal Matão), Matão Equipamentos Industriais e Agrícolas, Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas Tatu e Syngenta Seeds. A Comarca buscou informações junto à Marchesan, Baldan e JLS Máquinas para saber como foi a 30ª edição da Agrishow.

 

MARCHESAN

 

“Presente desde a primeira edição da Agrishow, realizada em 1994, a Tatu Marchesan reforçou em 2025 sua posição como uma das principais marcas do agronegócio nacional. Como co-fundadora da feira e referência em tecnologia e robustez no campo, a empresa levou para a 30ª edição um portfólio renovado e marcado por inovações relevantes para as mais diversas culturas e sistemas produtivos. Entre os lançamentos e atualizações apresentadas destacaram-se a nova plantadeira Ultraflex Trio Dobrável, voltada a grandes áreas com foco em versatilidade operacional; a ampliação da linha Manduí, específica para o plantio de amendoim; e a linha de roçadeiras Kapina, com modelos desenvolvidos especialmente para citros, mandioca e café. Também foram apresentados a plaina florestal, os novos modelos de grades de alta velocidade e o pulverizador de arrasto modelo PEK 2000 Kruzer, complementando assim a linha de pulverizadores da Tatu Marchesan, que conta com modelos com acoplamento ao 3º ponto, de arrasto e autopropelidos. A Tatu Marchesan também avançou em tecnologias embarcadas, especialmente na linha de pulverizadores. O sistema Ecojet foi um dos grandes destaques, trazendo um conceito inovador de pulverização seletiva que detecta plantas daninhas em tempo real por meio de câmeras e sensores inteligentes, aplicando herbicida somente onde há necessidade. Essa tecnologia de reconhecimento visual proporciona significativa redução de custos operacionais e minimiza os impactos ambientais da pulverização convencional. Já o sistema Ecomix trouxe ainda mais flexibilidade e precisão à aplicação de defensivos. Com ele, a mistura dos produtos é feita automaticamente e diretamente na tubulação, pouco antes da pulverização. Isso permite trocas rápidas de produtos ou doses, evita o desperdício e reduz riscos de contaminação cruzada, um recurso ideal para áreas com manejo variável ou prescrições específicas. Outro avanço relevante foi a apresentação do aço Durnox, tecnologia exclusiva da Tatu Marchesan voltada à resistência mecânica e proteção contra corrosão. Desenvolvido para suportar ambientes severos, o Durnox combina a dureza de aços especiais com a durabilidade do inox de alto cromo, prolongando a vida útil dos equipamentos e reduzindo paradas para manutenção. Com mais de sete décadas de história e uma atuação marcada pela proximidade com o produtor rural, a Tatu Marchesan reafirma seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e produtividade no campo. A participação na Agrishow representa, para a Tatu Marchesan, muito mais do que uma vitrine de produtos, pois é um reencontro com os produtores, parceiros, amigos e com a própria história da empresa. Estar presente nesta edição especial reforça o compromisso contínuo da marca com o desenvolvimento do agronegócio e celebra mais um capítulo de sua trajetória ao lado de quem move o campo”, Luís Varella, gestor de Marketing da Marchesan S/A.

 

BALDAN

 

“Inspirado no tema ‘Brasil: Celeiro do Mundo’, o estande da Baldan foi totalmente reformulado nesta edição da Agrishow, oferecendo uma experiência imersiva que uniu passado, presente e futuro. Com o conceito ‘Baldan transformando o agro através de gerações’, o espaço homenageou os 97 anos de história da empresa, com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia de ponta. Entre os lançamentos de destaque, a Baldan apresentou a expansão da linha de pulverizadores com a introdução da versão canavieira do Avola, com capacidade de 2.500 litros, desenvolvida especialmente para as exigências do cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, a empresa revelou o novo modelo de 3.500 litros, voltado para grandes propriedades. Ambos os modelos começam a ser produzidos a partir de 2026 e fortalecem a vertical de pulverização da marca, criada em 2022. Outros grandes destaques foram o lançamento do Baldan Front Master, um carregador frontal com acoplamento otimizado e pintura a pó de alta durabilidade, e a semeadora pantográfica Skadi 41 linhas, voltada ao plantio de grãos finos. Projetada com estrutura robusta e chassi pantográfico, a Skadi entrega maior precisão, eficiência e adaptabilidade a diferentes tipos de solo e cultivo. Reforçando seu papel como agente de transformação no campo, a Baldan promoveu uma agenda de palestras com temas essenciais para o presente e o futuro do agronegócio. Os conteúdos abordaram desde agricultura digital, sustentabilidade e crédito rural até sucessão familiar e acesso ao mercado financeiro. Especialistas de instituições como Embrapa, BNDES, Mapa, Dashen, Terra Investimentos, Cogo e Cambridge Family Enterprise participaram da programação. Além das palestras, o estande também sediou um encontro exclusivo do Comitê de Agronegócio da Amcham (American Chamber of Commerce), que contou com a presença de representantes do setor público como Marcel Moreira, secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa. A iniciativa reforça o papel da Baldan como elo entre o produtor, o mercado e as instituições governamentais”, Robson Zofoli, diretor comercial da Baldan.

 

JLS MÁQUINAS

 

“A JLS participou de mais uma edição da Agrishow, neste ano com novos pulverizadores de 2.000 e 2.500 litros, nas versões pecuária e agrícola, complementando a linha de pulverizadores, além da linha de distribuidores, guincho bag e peças de reposição. A feira foi bem proveitosa. Conseguimos negócios e muitas conexões. A JLS também participou da rodada internacional de negócios com nosso pessoal de comércio exterior, apresentando nossos produtos para potenciais clientes da América Latina. Tivemos uma ótima feira! Agradecemos a todos os amigos, parceiros e clientes que nos visitaram. Nos veremos na próxima edição, em 2026”, Willian Jóia, Marketing.
 


Fonte: Rogério Bordignon com informações da CDI Comunicação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários