/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Matão Negra: 13 de Maio e Além marca dia da abolição


Matão Negra: 13 de Maio e Além marca dia da abolição

Encontro promovido pela Escola do Legislativo reuniu lideranças e jovens

Participantes do evento. União de esforços demonstra o compromisso das instituições com a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento da identidade negra em Matão
Foto: Divulgação

Na noite da terça-feira (13), a Câmara Municipal – por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Desenvolvimento Social e Cidadania – promoveu o encontro ‘Matão Negra: 13 de Maio e Além’, no plenário da Casa de Leis. O evento teve como objetivo refletir sobre a presença, a luta e o papel do povo negro na construção da comunidade matonense, para além da data simbólica da abolição da escravidão.

O evento contou com a participação de três convidados que são importantes vozes negras na cidade: Gabrieli Lima - jovem engajada nas causas sociais e culturais, que trouxe ao debate a perspectiva de sua trajetória pessoal e a importância de espaços de representatividade e protagonismo; João Bento (Cucão) - historiador e ativista, conhecido por seu trabalho de resgate e valorização da cultura e da memória do povo negro em Matão e região; Hugo Thierry Rodrigues - fisioterapeuta e liderança jovem, que compartilhou os desafios e conquistas da população negra na busca por igualdade de oportunidades.

O presidente da Câmara, Paulo Bernardi, reforçou o compromisso do Legislativo com a pauta racial. “A luta da comunidade negra por igualdade, dignidade e representatividade é contínua e precisa ser reconhecida e valorizada. Eventos como este são fundamentais para a construção de uma Matão mais inclusiva, consciente e verdadeiramente igualitária”, afirmou.

“O evento ‘Matão Negra: 13 de Maio e Além’ é resultado de uma importante parceria entre a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Essa união de esforços demonstra o compromisso das instituições com a valorização da cultura afro-brasileira, o fortalecimento da identidade negra em nossa cidade e a promoção da consciência histórica sobre a luta por igualdade racial. Mais do que uma comemoração, o evento é um espaço de reflexão, educação e reconhecimento da contribuição do povo negro para a construção da nossa sociedade. Acreditamos que, juntos, poder público e comunidade podem construir uma Matão mais justa, inclusiva e consciente de sua diversidade”, destacou Elias Caetano, coordenador da Escola do Legislativo.

O evento integrou a programação especial do mês de maio da Câmara Municipal, voltada à valorização da cultura negra. Estiveram presentes o diretor de Apoio e Fomento a Programas Sociais, Murillo Pinotti, representando o prefeito Cido Ferrari; o ‘Pai’ Jeferson Rodrigues, do Candomblé de Matão; Natacha Igianara, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, além de alunos da EJA da EE ‘Prof. Henrique Morato’ e do Ensino Médio da EM ‘Adelino Bordignon’.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários