/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Projeto vai colorir a cidade


Projeto vai colorir a cidade

Com inscrições abertas e vagas limitadas, oficina de grafite acontecerá de 2 a 20 de abril

Foto: Painel pintado no muro da Brasilux- Rio de Janeiro é um dos destaques

Estão abertas as inscrições para a oficina de grafite ‘Cidades das Cores’. Os interessados podem se dirigir à Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, entre os dias 23 a 29, das 8 às 17 horas. O objetivo é impulsionar e valorizar a produção artística e cultural na cidade, bem como estimular a criatividade, apresentando a arte como uma ferramenta de expressão e comunicação. O projeto também visa promover o acesso à cultura, motivar a troca de experiências, além de gerar a possibilidade de trabalhos independentes e de manifestação livre das ideias.

A oficina de grafite está sob a responsabilidade do artista plástico Jota Aracê, numa realização da ComTexto Cultural (de Araraquara) apoiada pela Brasilux Tintas e pela Prefeitura de Matão (Departamento de Cultura). Com vagas limitadas, o programa de aulas será o seguinte: turma I, de 2 a 6 de abril; turma II, de 9 a 13 de abril; e turma III, de 16 a 20 de abril. O projeto é destinado a jovens de 12 a 18 anos. Para se inscrever, os interessados precisam apresentar o RG ou CPF originais. Aos menores de idade é necessária a indicação de uma pessoa responsável. As atividades serão teóricas e práticas, em cinco aulas com quatro horas diárias.

Durante o processo serão exibidos vídeos e imagens que remetem aos estilos das artes plásticas e respectivos artistas. Posteriormente, os alunos terão as primeiras experiências práticas com exercícios em grupo para começarem a desenvolver os trabalhos em telas e depois aprenderão a técnica com spray. Ao final da oficina, cinco artistas serão selecionados para confecção de murais em locais públicos, a serem definidos. Segundo a gerente de marketing da Brasilux Tintas, Mirela Jabur, patrocinar um projeto como esse condiz com os alicerces da empresa. “É uma forma que a companhia encontrou de presentear a cidade e a comunidade onde a Brasilux está inserida há 25 anos”, cita.

Julio Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, destaca a satisfação em poder receber Jota Aracê novamente na cidade. “Aracê foi o artista homenageado pela Festa de Corpus Christi de Matão em 2017. Trazê-lo de volta à Casa da Cultura em 2018 é uma oportunidade incrível aos nossos jovens, que poderão aprender uma técnica diferenciada de manifestação artística”, relata.

PERFIL DO ARTISTA

Jota Aracê é formado em Comunicação Social e trabalha com arte urbana há mais de 10 anos, desenvolvendo oficinas com jovens e crianças em escolas municipais e estaduais. Com objetivo de estimular a criatividade e a expressão pacifica, desenvolveu cursos no Senac, Sesc, Uniara, Uniseb (Ribeirão Preto), Fundação Casa, entre outros locais. Em 2017 ministrou oficinas de artes em Torres Vedra (Portugal) para o projeto cultural Bang Art Lab. Entre 2014 e 2016, Jota Aracê atuou como arte educador para a Casa da Cultura de Araraquara.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários