/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Diretores da Prefeitura buscam recursos para o Teatro no CEC


Diretores da Prefeitura buscam recursos para o Teatro no CEC

Ademir de Souza (Relações Institucionais) e Juliano Jacopini (Cultura) foram recebidos no Ministério da Cultura

Em Brasília. Iuri Franco (assessor do MinC), Ademir de Souza, Cassius Rosa (secretário-executivo adjunto do MinC) e Juliano Jacopini, durante apresentação do projeto do Teatro
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Matão está empenhada em fortalecer o cenário cultural da cidade e proporcionar mais espaços para atividades artísticas e educacionais. Com esse objetivo, o diretor de Relações Institucionais, Ademir de Souza, e o diretor de Cultura, Juliano Ricci Jacopini, estiveram em Brasília na segunda-feira (18) para buscar recursos no Ministério da Cultura, visando a construção do Teatro que será integrado em um dos módulos do Centro de Educação Complementar (CEC).

Durante cumprimento da agenda, Ademir de Souza e Juliano Jacopini foram recebidos pelo secretário-executivo adjunto do Ministério da Cultura, Cassius Rosa, e pelo assessor Iuri Franco. A pauta do encontro teve como foco principal a apresentação do projeto de construção do Teatro de Matão. As obras do CEC tiveram início em 2010, na gestão do saudoso prefeito Adauto Scardoelli. No entanto, posteriormente, essas obras ficaram abandonadas e foram retomadas pelo prefeito Cido Ferrari em 2023, demonstrando o compromisso da atual administração com o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura educacional e cultural da cidade.

Atualmente, as obras do CEC – na Avenida Laert José Tarallo Mendes, região do Centro/Vila Pereira – seguem aceleradas. Os investimentos nesta primeira fase, oriundos da Prefeitura de Matão, estão avaliados em R$ 13 milhões. No Ministério da Cultura, Ademir de Souza e Juliano Ricci Jacopini também se reuniram com Sandro Silva, coordenador de Assessoria do MinC, e Cecilia de Sá, subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais. Durante o encontro, eles puderam apresentar detalhes do projeto do Teatro, que está orçado em R$ 24 milhões.

De acordo com Juliano Jacopini, as reuniões representam o início das tratativas para uma parceria necessária à execução do projeto. “A comunidade de Matão e todos os envolvidos na área cultural aguardam há muitos anos por essa construção, que complementará nossas iniciativas em prol da cultura local, uma área muito valorizada em nossa cidade. Um exemplo disso são os significativos investimentos realizados. No ano passado, o prefeito Cido Ferrari destinou mais de 3% do Orçamento Municipal para Programas Culturais, tanto aqueles geridos diretamente quanto os desenvolvidos em parcerias. Agora, estamos buscando recursos para concluir mais esse grande projeto. Estamos muito satisfeitos com as reuniões e otimistas com o desdobramento dessas negociações”, afirmou.

Ademir de Souza revelou que, além do projeto ter sido apresentado oficialmente, foram discutidas várias alternativas de financiamentos que estão disponíveis no Ministério para o município, além do compromisso de construir juntos (Prefeitura e MinC) as alternativas de parcerias para que a cidade possa viabilizar os convênios e alcançar o objetivo da construção do Teatro. “Essa parceria entre a Prefeitura e o MINC é fundamental para garantir o sucesso e a realização desse importante empreendimento cultural para Matão”, concluiu.

O prefeito Cido Ferrari recebeu as informações com entusiasmo e destacou o compromisso da administração municipal com este projeto iniciado pelo saudoso prefeito Adauto Scardoelli e muito esperado por toda a comunidade cultural de Matão e região. “Nossa população está acompanhando o avanço das obras do CEC e confiante de que, muito em breve, as obras do Teatro também sejam iniciadas”, frisou.
 

 

NO PALÁCIO DO PLANALTO

 

Após a reunião no Ministério da Cultura, Ademir e Juliano foram recebidos no Palácio do Planalto por Alan Silva, chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e por Humberto Tobé, diretor da Secretaria de Relações Institucionais, onde reforçaram o pedido de recursos para o Teatro e apresentaram o projeto da Prefeitura de Matão. Juliano aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Padilha e a ministra Margarete Menezes (Cultura) para a 76ª Festa de Corpus Christi de Matão, que acontecerá no dia 30 de maio e já está em processo de organização.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários