/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Teama realizará o Abril Azul


Teama realizará o Abril Azul

Fórum, caminhada e encontro serão eventos para agregar e conscientizar sobre o autismo

Val. "Queremos abrir a mente das pessoas para questões como: luta contra o capacitismo, conscientização e sensibilização da sociedade acerca da inclusão social, bem como a garantia dos direitos&a
Foto: Divulgação

Abril é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e eventos acontecerão com o intuito de trazer conhecimento para toda a população, promovendo a inclusão social, o respeito às pessoas com TEA e seus familiares, reduzindo a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Durante o mês de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Matão e Região (Teama) realizará três eventos importantes. “A primeira edição do ‘Fórum Teama’ acontecerá no próximo dia 6 (um sábado), das 7h30 às 16h30, no auditório da Comunidade Espírita ‘Cairbar Schutel’ (Centro), onde ocorrerão palestras com profissionais especializados de Matão e São Carlos, bem como a participação de uma família atípica de Paulínia”, cita a presidente da Teama, Valdirene Mafra Cassiano (Val).

Este fórum contará com apresentação do coral de estudantes da Escola Municipal ‘Antonio Carlos Manzini’; três palestras: ‘Manejos comportamentais e a importância das pistas visuais’; ‘A importância da comunicação alternativa’ e ‘De cabeça para baixo – nossa percepção do TEA’. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail simposioteama@gmail.com.

O segundo evento será a ‘Caminhada da Conscientização’, programada para o dia 14 (um domingo), com a concentração a partir das 8 horas, no estacionamento do Conjunto Poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’. Aberta para todas as pessoas, esta caminhada é organizada pela Teama em parceria com o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Condef) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Matão.

“Esta caminhada terá por objetivo mostrar para Matão a existência destas pessoas, assim como a necessidade de serem aceitas e acolhidas na sociedade, pois cada uma tem suas peculiaridades e muitas qualidades que necessitam ser melhor compreendidas. Também queremos abrir a mente das pessoas para questões como: luta contra o capacitismo, conscientização e sensibilização da sociedade acerca da inclusão social, bem como a garantia dos direitos, considerando que somente em Matão temos um contingente estimado de 400 pessoas diagnosticadas com TEA”, comenta Val.

O terceiro evento será o ‘Encontro de Confraternização’, com a participação de famílias associadas, pais e autistas integrados à Teama. Este encontro ocorrerá numa chácara de propriedade de uma família atípica, localizada nos arredores de Matão, no dia 28 (um domingo), encerrando as atividades do ‘Abril Azul’.

“Essa restrição quanto a participação neste evento ocorre justamente por termos que observar certos cuidados, uma vez que o TEA é muito amplo e cada indivíduo tem as suas peculiaridades. Teremos, por exemplo, brinquedos infláveis com monitores e outros cuidados que precisam ser adotados para que todas as crianças e adolescentes possam participar, respeitando-se a condição e as sensibilidades de cada um”, coloca Val.

 

SOBRE A TEAMA

 

Fundada no dia 17 de maio de 2020, a Teama conta atualmente com cerca de 120 associados. A entidade realiza acolhimento das famílias que acabaram de receber o diagnóstico com apoio emocional, orientação sobre terapias, orientação sobre acompanhantes escolares para os filhos, assessoramento jurídico sobre os direitos dos autistas, roda de conversas, entre outros suportes.

“Atualmente, a Teama não possui sede própria, pois retomamos os trabalhos após período de inatividade devido a pandemia e por causa da dificuldade em reorganizar um grupo. Provisoriamente, atendemos e realizamos reuniões na sede da Associação dos Deficientes Visuais de Matão (Adevima), entidade a qual agradecemos muito. Desejamos contar com nossa sede ainda neste ano, mantendo diálogos com o poder público e setores da iniciativa privada para nos ajudarem”, sintetiza Val.

“Qualquer pessoa física ou jurídica pode se associar à Teama, tanto que o nome da entidade é Associação de Pais e Amigos do Autista de Matão e Região, bastando somente preencher o formulário de associação”, completa Val. Quem tiver interesse em saber mais informações basta chamar pelo WhatsApp (16) 99242-5054.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários