/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Citrosuco lança o Programa Nutrir +


Citrosuco lança o Programa Nutrir +

Iniciativa visa aprimorar empreendimentos de agricultura sustentável e regenerativa

Boas-vindas. Recepção aos empreendedores aconteceu no último dia 21
Foto: Rogério Bordignon

No último dia 21, a Citrosuco fez a apresentação do Programa Nutrir+ em seu auditório. As boas-vindas foram dadas pelo head ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa, Orlando Nastri, contando nas conexões e dinâmicas com os participantes do programa e representantes da AGO Social, empresa parceira nesse desenvolvimento.

Após o conhecimento de dados da Citrosuco inerentes ao programa, bem como dos propósitos de ESG da empresa e de síntese sobre a AGO Social, foi mostrado um panorama geral do Nutrir+, sua metodologia, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), sendo também descritos os papeis do Comitê Gestor e da Mentoria que conduzirão os propósitos.

Representantes das dez empresas parceiras selecionadas fizeram as apresentações dos seus empreendimentos.
Através da formação de grupos, houve uma aproximação entre as dez empresas e organizações que integram a primeira edição do Nutrir+ com os mentores.

O evento também contou com degustação de aplicações dos produtos da Evera, a nova unidade de negócios da Citrosuco, especializada no desenvolvimento de ingredientes naturais, que oferece ainda mais qualidade e opções diversificadas, ampliando o portfólio de produtos.

Programa âncora de impacto social realizado pela Citrosuco, visando aprimorar o trabalho e a produção de organizações de agricultura sustentável e regenerativa, o Nutrir+ conta com a execução da AGO Social, a maior aceleradora de empreendedores socioambientais, que desenvolve atividades similares com empresas e grandes instituições.

 

PROPÓSITO E PARTICIPANTES

 

O propósito do Nutrir+ é intensificar o impacto positivo em agricultura sustentável e regenerativa com stakeholders da Citrosuco. Stakeholders são todas as pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um programa ou organização, influenciando ou sendo influenciadas direta ou indiretamente. Também será sustentada uma agenda de iniciativas inovadoras nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Junto com a Citrosuco, a AGO Social selecionou dez participantes que passarão por uma aceleração com foco em fortalecimento de lideranças e competências de gestão, tendo mentorias com executivos e profissionais. “Visando diminuir vulnerabilidades sociais no segmento nutricional, colaboraremos com pessoas que ajudam a transformar o mundo num lugar melhor, trabalhando em três pilares: conhecimento, conexões e capital”, diz Orlando.

As stakeholders participantes do Nutrir+ são: Apará; Coperfam; Cooperativa Mãos da Terra; Eco Instituto; Faça um bem incrível; Good Truck; NEC; N e P; Orgânico Solidário e Santa Food. No total foram registrados 3.801 visitantes à página de inscrição do Nutri+; 363 pré-inscrições; 171 inscrições; 47 pré-selecionadas para a etapa de entrevista; 15 selecionadas para a etapa de curadoria final e estas dez selecionadas para a aceleração proporcionada pelo programa.

Para Tatiana Fabrini, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Citrosuco no setor de Business Partners – que atende indústrias, áreas agrícolas e administrativas no Brasil –, “é uma ação de construção coletiva por meio de aprendizagens e múltiplas experiências, visando também alavancar negócios específicos no esteio da sustentabilidade, aprimorando o aspecto nutricional e fortalecendo um ecossistema alimentar que visa chegar aos pratos de quem mais necessita”.

Claudemir Henrique de Oliveira, diretor de Logística Global e Operações Internacionais da Citrosuco, cita que “transferiremos conhecimentos e expertise de modo a garantir mais agilidade, capacitando a todos os empreendedores parceiros para a melhoria dos seus processos operacionais e seus negócios, na perspectiva de gerar benefícios a eles e entrega dos melhores resultados aos clientes finais, cumprindo compromissos ESG”.

“Serão três meses e quatro encontros online com mentorias, aulas semanais, entre outras atividades. No final, uma destas dez participantes será escolhida por uma banca composta por membros do Comitê Gestor, entre eles o CEO da Citrosuco, Marcelo Abud. Esta parceira selecionada receberá o investimento financeiro do Capital Semente”, comenta Orlando. “Somos inspirados pelo nosso propósito de Nutrir a Vida Vivendo Legados”, completa ele, frisando que, no setor do agronegócio, a Citrosuco é pioneira nesse tipo de programa.

Miriam Monteiro de Aguiar, sócia-produtora da empresa Apará, que produz cafés orgânicos e sustentáveis especiais em Santo Antonio do Amparo (MG), é uma das empreendedoras participantes do Nutrir+. Ela considera o programa como “uma imensa oportunidade e um grande desafio. Queremos muito trilhar esse processo de aceleração para nos estruturarmos melhor e crescermos. Amamos o que fazemos e desejamos avançar para nos consolidar, transformando nossos produtos em referências, levando em consideração os benefícios para o planeta e a sociedade”.

 

MENTORES E COMITÊ

 

“Os mentores desenvolverão a orientação estratégica, compartilharão insights sobre o mercado e auxiliarão na identificação e resolução de desafios específicos do programa de aceleração oferecido pelo Nutrir+”, coloca Margareth Ribeiro da Silva (Margô), especialista em Responsabilidade Social/Sustentabilidade da Citrosuco. “Os membros do Comitê Gestor traçam o guia estratégico do programa, avaliarão o progresso das organizações e promoverão desafios para novas competências, assim como visam ampliar os resultados e o impacto do programa com networking e direcionam melhores práticas de mentorias”, menciona Margô.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários