Sete novos médicos começam nas ESFs

No total, 12 profissionais já estão atendendo – e mais dois confirmaram interesse


Após quatro médicos terem iniciado os atendimentos em uma das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Matão, na semana passada, outros sete profissionais do Programa ‘Mais Médicos’ do governo federal começaram na última segunda-feira (10). São eles: Kenia Maria Jordão Cazon (ESF Bom Jesus), Rafael Sanvezzo Delfim (ESF Silvânia), Júlio César Morgan de Oliveira (ESF Alvorada/Bairro Alto), Flavia Dias Mariano Alves (ESF Alvorada/Bairro Alto), Marcos Vinícius Pires Assunção (ESF Monte Carlo), Lara Thais Salloum dos Santos (ESF Bom Jesus) e Natássia Alberici Anselmo (ESF Nova Cidade). Israel Luiz Nascimento Prebianca também deve começar nesta semana.

Lembrando que Felipe Vidal Schneider Guimarães (ESF Portal Terra da Saudade) e Sidnéia Pereira de Almeida (ESF Parque Aliança) começaram a trabalhar no último dia 3, enquanto Lorenna Assis Moura e André Lanza Rizzo iniciaram os atendimentos nas equipes do ESF Residencial Cadioli no dia 6. Das 17 vagas com que Matão foi contemplada, 12 já haviam sido preenchidas; portanto, cinco médicos ainda podiam se apresentar. Um deles havia comunicado a Secretaria Municipal de Saúde que não poderia assumir uma das equipes, porém, mais dois profissionais já confirmaram a vaga nesta semana, sendo Talita Freire Rodrigues Alves Dezotti e Agnaldo Alves Neto. A previsão é de que eles comecem os atendimentos até segunda-feira (17). Portanto, o município já possui 14 novos médicos – sendo que ainda restam três vagas para serem preenchidas até esta sexta-feira (14).

Cada médico atua em uma das equipes das ESFs da cidade. Deste modo, os novos profissionais substituem os médicos cubanos que deixaram o país depois do fim do convênio entre os governos do Brasil e de Cuba. Matão possui 11 prédios da Estratégia Saúde da Família (ESF) com 17 equipes divididas nas unidades, dependendo da demanda de cada localidade. Desta forma, os bairros atendidos por uma equipe são Quarto Centenário, Vila Pereira, Parque Aliança, Silvânia, Jardim Paraíso e o distrito de São Lourenço do Turvo. Duas equipes atuam no Nova Cidade/Monte Carlo, Nova Guarani/Jardim Alvorada, Bom Jesus/Parque das Laranjeiras e Jardim Popular/Portal Terra da Saudade. Apenas o Residencial Cadioli é atendido por três equipes, porque engloba o Jardim do Bosque I e II, Residencial Cadioli e Vivelândia.

Para assumir uma das vagas foi necessário que os profissionais realizassem um processo de inscrição pela internet. Assim, após o rompimento do convênio com os médicos cubanos, o Ministério da Saúde abriu um primeiro edital de convocação para médicos que estivessem com o CRM (número do profissional após inscrição no Conselho Regional de Medicina) regularizado e que gostariam de ocupar as vagas deixadas pelos profissionais de Cuba. Na terça-feira (11), um segundo edital foi aberto. Desta vez, tanto os médicos com CRM regularizado quanto os estrangeiros podem participar. As inscrições para adesão ao Programa ‘Mais Médicos’ são feitas exclusivamente pela internet. Durante o ato, os novos profissionais devem escolher a localidade onde desejam trabalhar. Após o resultado da reserva, os médicos precisam confirmar o interesse na vaga, apresentando-se pessoalmente na Secretaria Municipal da Saúde com a documentação exigida.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários