/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Ministério aprova Residência Médica


Ministério aprova Residência Médica

Com o credenciamento, instituição de Matão se transforma em Hospital de Ensino


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) aprovou o credenciamento do Programa de Residência Médica do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ na plenária realizada no último dia 31 de janeiro junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Com esse credenciamento, o Hospital de Matão passa a ser reconhecido também como Hospital de Ensino. A Residência Médica será coordenada pelo Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’.

O CEP do Hospital foi criado em junho de 2017 como um dos pilares do Plano Diretor, que orienta e projeta o crescimento da instituição, e foi estabelecido para gerenciar a Residência Médica, Residência Multiprofissional, Internato de Medicina e alunos estagiários ou profissionais, em atividade curricular ou extracurricular dos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação. No mesmo ano foi elaborado o PCP (Pedido de Credenciamento Provisório) de Clínica Médica, Ortopedia e Clínica Cirúrgica, e depois foi instituída a Comissão de Residência Médica (Coreme), tendo César Minelli como presidente e Jaicer Rolo como vice-presidente.

Segundo a administradora do Hospital, Denise Paolinetti da Camara Minelli, essa conquista é de extrema importância para o crescimento da instituição e para a melhoria nos serviços prestados, tendo total apoio da Diretoria Executiva. “Os Internos, também chamados de quinto e sexto anistas em Medicina, já estão no Hospital desde 2017, acompanhados de preceptores, médicos do corpo clínico. Para ingressar na Residência Médica, eles passarão por um processo seletivo, que será feito por uma consultoria em concurso, sem vínculo com a instituição contratante; prestarão prova na área de clínica médica, cirúrgica ou ortopédica e só entrarão após serem aprovados; permanecerão, no mínimo, oito horas diárias no Hospital; participarão de discussão e procedimentos dos casos clínicos, cirúrgicos e ortopédicos com docentes e preceptores da área em que atuarão, tornando-se especialistas. O credenciamento possibilita, além da certificação da instituição como Hospital de Ensino, inúmeras melhorias nos serviços prestados à população de Matão e região”, explica.

A coordenadora do CEP, Ana Cláudia Rodrigues de Sousa, frisa que para consolidar esta conquista foi preciso um trabalho minucioso que envolveu todos os setores do Hospital. “Foi um trabalho intenso e gratificante que demandou muita dedicação, sendo cumpridos todos os critérios exigidos pelo MEC. Com a conquista do credenciamento, o CEP consolidará ainda mais a sua atuação na área da educação com o crescimento expressivo dos programas de Pós-Graduação, Residência Médica e ampliação de cursos”, explica. O projeto do CEP engloba a qualificação de novos profissionais da saúde e da administração do Hospital, como também a atualização dos médicos preceptores que atuam como professores dos alunos.

João Marchesan, diretor-presidente da instituição, ressalta que, nos próximos anos, a ênfase do CEP será direcionada à expansão das atividades de educação e pesquisa, conquista de novos parceiros e fortalecimento do Hospital de Ensino, que além de receber um ‘selo de qualidade’ que reconhece a instituição como adequada para o desenvolvimento de boas práticas assistenciais e educativas, contará com um recurso ministerial de incentivo para ações de melhorias nas diversas áreas. “O Hospital de Ensino é uma construção coletiva em que todos – direção, chefias, coordenadores, colaboradores, docentes e discentes – são responsáveis pelo seu pleno funcionamento e pela manutenção do cumprimento das exigências dos processos de certificação e contratualização. Por esse motivo, oriento que todos devem estimular e sensibilizar suas equipes quanto à importância dessa construção, pois depende das inter-relações que se formam ao longo do processo, a garantia dos investimentos para a manutenção do selo de qualidade”, conclui Marchesan.


Fonte: AIHCFM


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários