/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Hospital atenderá pacientes com AVC em parceria com HC de Ribeirão Preto


Hospital atenderá pacientes com AVC em parceria com HC de Ribeirão Preto

Programa permitirá a comunicação entre médicos de Matão e especialistas em tempo real


O Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, implantará ainda neste mês o programa denominado Telestroke – ou Telemedicina do AVC – para agilizar o atendimento a pacientes que chegam ao Pronto Socorro com sintomas da doença. Médicos de Matão se comunicarão com os especialistas do HC por meio de câmeras de vídeo digitais para realizarem, em conjunto, o atendimento em tempo real. Antes de implantar o sistema, médicos do Pronto Socorro, equipe de enfermagem do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ e socorristas do Samu estão passando por um treinamento com o médico neurologista César Minelli.

César explica que, com este programa, os pacientes que chegarem ao hospital com sintomas de AVC terão um atendimento em conjunto e em tempo real com os médicos neurologistas especialistas em Acidente Vascular Cerebral do HC de Ribeirão Preto. “É como se os médicos do HC estivessem dentro da sala aqui em Matão, mas via online. Neste momento, eles receberão as informações do histórico do paciente, do exame clínico e terão acesso às imagens de tomografia para decidirem qual é o melhor tratamento a fazer. O objetivo principal com este programa é não perder tempo para administrar um medicamento para a dissolução do coágulo do vaso obstruído, e esse procedimento deve ser feito dentro de quatro horas e meia após o início dos sintomas do AVC”, salienta o médico.

“Portanto, o tempo de atendimento é fundamental no tratamento de um derrame. Quanto mais rápida a infusão do médico, menor a chance de danos neurológicos que levam à incapacidade e até a morte do paciente. É aí que entra o Telestroke, pois permitirá essa agilidade no atendimento nestas primeiras horas que são valiosíssimas no resultado final”, diz. César conclui ressaltando que poucos hospitais têm esse sistema de atendimento: “Para nós, do hospital de Matão, é motivo de muito orgulho ter sido escolhido entre as várias instituições do país a utilizar uma tecnologia de ponta para poder proporcionar um melhor atendimento à população”.


Fonte: AI


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários




Vídeo

Almir Sater

Assalto

Porta de casa

Graciano

Onix Plus