/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Grêmio bate Independiente nos pênaltis e é campeão


Grêmio bate Independiente nos pênaltis e é campeão

Equipe conquistou a Recopa Sul-Americana.

Marcelo Grohe defende pênalti do título gremista
Foto: Getty Images

No duelo entre os dois times que se denominam o Rei de Copas na América do Sul, foi o Grêmio que soltou o grito de campeão. A equipe empatou com o Independiente por 0 a 0, em casa, no tempo normal e na prorrogação, e venceu nos pênaltis por 5 a 4, nesta quarta-feira conquistando a Recopa Sul-Americana.

Assim como ocorreu no duelo de ida, o time argentino ficou com um jogador a menos desde o primeiro tempo, depois que o VAR foi consultado. Se na ida Gigliotti levou o cartão vermelho por uma pancada em Kannemann, desta vez o expulso foi Amorebieta, que após um chutão acertou com a sola o peito de Luan e deixou o gramado aos 42min.

Antes e depois do vermelho, o que se viu em Porto Alegre foi um domínio do time da casa, que esteve a maior parte no campo de ataque e criou muitas chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar.

Assim, a decisão foi para a prorrogação, mesmo o time gaúcho tendo atuado por mais de 100 minutos do confronto com um atleta a mais em campo. Mais 30 minutos e nada de gols. Nas penalidades, Maicon, Cícero, Jael, Everton e Luan converteram para os mandantes. Gaibor, Meza, Domingo e Romero marcaram para os visitantes, e Benítez parou em Marcelo Grohe na última cobrança.

Dessa forma, o Grêmio volta a conquistar um título sul-americano diante de um time argentino - levantou a Libertadores diante do Lanús. Além disso, o clube faturou sua segunda taça da Recopa, sendo que a primeira veio em 1996, diante do próprio Independiente. O time de Avellaneda segue com um troféu, conquistado em 1995.

O jogo

Diferentemente do confronto da semana passada, desta vez o Grêmio mostrou o ímpeto de mandante e partiu para o abafa desde o apito inicial. Não demorou, e a primeira grande oportunidade de gol já aconteceu aos sete minutos. Everton saiu cara a cara com o goleiro, driblou o goleiro Campaña e bateu para a rede, mas Amorabieta salvou em cima da linha.

O lance era o retrato do que viria pela frente. Muito sufoco e drama. O time tricolor pressionava, tinha mais posse de bola e criava chances perigosas. O Independiente, então, percebendo que nem mesmo sua retranca estava funcionando, partiu para a velha catimba argentina.

Os jogadores da equipe visitante passaram a praticar a famosa "cera" a todo momento. Além disso, todo lance de disputa de bola era desculpa para muita pressão e discussão com a arbitragem. Em pouco tempo, o clima esquentou, e o árbitro começou a distribuir cartões amarelos. Foram seis ao todo só na primeira etapa.

Neste cenário, as equipes viveram um dèjá vu pouco antes do intervalo. Assim como no duelo na Argentina, o árbitro de vídeo voltou a trabalhar na final da Recopa. Desta vez, para analisar uma solada do zagueiro Fernando Amorebieta em cima de Luan, que ficou com a marca das travas nas costelas.

Depois de ser chamado pelo VAR, o uruguaio Andrés Cunha, o árbitro paraguaio Enrique Cáceres assistiu ao lance novamente e rapidamente concluiu que o argentino agrediu Luan. Amorebieta foi expulso de forma direta, assim como aconteceu com o centroavante Emmanuel Gigliotti no duelo de ida, também pouco antes do intervalo.

E se o Grêmio não soube usar a vantagem numérica jogando em Avellaneda, não foi diferente nesta quarta, em Porto Alegre. Com exceção a uma grande chance de Everton, que culminou na defesa de Campaña, o time de Renato Gaúcho teve muita dificuldade em criar oportunidades e parou na forte defesa argentina, que conseguiu levar a decisão à prorrogação.

Mesmo com um jogador a menos, desgastado e fora de casa, o Independiente jogou com muita sabedoria e encarou o Grêmio de igual para igual no tempo extra. É verdade que Jael chegou a cabecear uma bola no travessão, mas Romero também teve uma chance incrível, de dentro da pequena área, e furou na 'hora H'.

O árbitro Enrique Cáceres não deu um pênalti para o Grêmio em jogada que Jael foi empurrado nas costas ao saltar para escorar cruzamento à área.

O segundo tempo da prorrogação mostrou que o fato de o Independiente estar em meio de temporada acabou sendo fundamental para a equipe argentina suportar o cansaço diante do Grêmio, que, apesar de ter um jogador a mais por tanto tempo, não conseguiu se sobressair na parte física, já que seus principais jogadores voltaram da pré-temporada há apenas um mês.

Dessa forma, com direito a uma defesaça de Campaña em cobrança de falta de Jael que contou com desvio na barreira, os visitantes não sofreram mais do que esperavam. E ainda por pouco não conseguiram um gol heroico em cobrança de escanteio. Meza cabeceou livre e viu a bola raspar a trave da meta de Grohe, que já estava batido. Assim, os argentinos levaram tudo para os pênaltis, na qual a disputa voltaria a ficar de igual para igual.

Na marca da cal, só um falhou. E para alegria dos gremistas na Arena, não foi nenhum jogador brasileiro. Depois de Maicon, Cícero, Jael, Everton e Luan converterem suas cobranças, assim como Fernando Gaibor, Maxiliano Meza, Domingo e Romero pelo Independiente, Benítez foi o encarregado para o último chute e parou nas mãos de Marcelo Grohe, que espalmou a bola para o travessão e deu início a uma grande festa.

Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2016, campeão da Libertadores em 2018 e agora campeão da Recopa Sul-Americana em 2018. O Independiente lutou heroicamente com um jogador a menos, mas sucumbiu na Arena, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 (5) X (4) 0 INDEPENDIENTE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 21 de fevereiro de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Público: 42.921 torcedores ao todo (40.009 pagantes)
Renda: R$ 1.964.449,00
Cartões amarelos: Paulo Miranda, Geromel, Alisson (GRE); Gastón Silva, Gaibor, Diego Rodríguez (IND)
Cartão vermelho: Fernando Amorebieta (IND)

PÊNALTIS
Grêmio: Maicon, Cícero, Jael, Everton, Luan (acertaram)
Independiente: Fernando Gaibor, Maxiliano Meza, Domingo, Romero (acertaram); Benítez (errou)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Paulo Miranda), Geromel, Kannemann e Cortez (Lima); Maicon, Jailson (Jael), Alisson (Maicosuel), Luan e Everton; Cícero. Técnico: Renato Gaúcho

INDEPENDIENTE: Campaña; Fabricio Bustos (Gutiérrez), Alan Franco, Fernando Amorebieta e Gastón Silva; Domingo, Diego Rodríguez (Benítez), Fernando Gaibor, Maxiliano Meza e Jonathan Menéndez (Romero); Leandro Fernández (Figal). Técnico: Ariel Holan


Fonte: Espn


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários