/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Câmara aprova Projeto de Lei que institui a telemedicina em Matão


Câmara aprova Projeto de Lei que institui a telemedicina em Matão

Medida visa facilitar o acesso a atendimento médico, especialmente para pacientes acamados

Paulo Bernardi. "A telemedicina é uma ferramenta moderna que promove inclusão, conforto e agilidade no atendimento"
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária da segunda-feira (12), o Projeto de Lei Substitutivo nº 01/003/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Bernardi, que institui oficialmente a prática da telemedicina como modalidade de atendimento médico na rede pública de saúde do município.

O Projeto de Lei regulamenta o atendimento médico remoto por meio de videoconferência, em conformidade com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina. Segundo o presidente da Câmara, a iniciativa visa modernizar o sistema de saúde, ampliar o acesso a médicos especialistas e reduzir filas e deslocamentos, especialmente para pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.

“A telemedicina é uma ferramenta moderna que promove inclusão, conforto e agilidade no atendimento. Recebemos muitas reclamações sobre a falta de médicos especialistas em Matão, como neuropediatras. Com essa nova lei será possível realizar consultas com médicos de outras cidades, como Araraquara e Ribeirão Preto, sem sair de casa. Os pacientes poderão, inclusive, receber receitas médicas digitais. Isso representa menos tempo perdido com deslocamentos e mais eficiência no cuidado com a saúde da população. É garantir que o atendimento chegue onde e quando for necessário”, destacou Paulo Bernardi.

A legislação contempla diferentes modalidades de atendimento remoto, incluindo:

- Telemonitoramento: Acompanhamento de parâmetros de saúde ou doença à distância;

- Teleorientação: Orientação e encaminhamento de pacientes à distância;

- Teletriagem: Avaliação inicial dos sintomas por um médico, à distância, para direcionamento do paciente ao tipo de assistência necessário;

- Teleconsulta: Consulta remota realizada entre médico e paciente para diagnóstico, prescrição e acompanhamento.
A lei prevê ainda que a telemedicina será aplicada somente com o consentimento do paciente ou responsável legal, garantindo o direito de optar por atendimento presencial sempre que desejado.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários