Jogos Regionais começam hoje (17)

Diversas competições estão programadas para esta semana; solenidade de abertura acontecerá na sexta-feira (20)


Após 14 anos, Matão receberá os 62º Jogos Regionais entre os dias 17 e 27 de julho. Com a participação de 60 municípios da 5ª região esportiva do Estado de São Paulo, totalizando mais de 5 mil participantes (entre atletas, dirigentes e comitê organizador), o evento é uma realização da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Matão (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude). A solenidade de abertura acontecerá no próximo dia 20 (sexta-feira), às 19 horas, no Ginásio de Esportes ‘Décimo Chiozzini’ (Conjunto Poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’).
Nesta edição serão disputadas 25 modalidades em mais de 20 espaços esportivos da cidade. São elas: atletismo, atletismo ACD, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os dois melhores colocados em cada modalidade se classificam para os Jogos Abertos. A seguir, a entrevista com o secretário Sebastião Trigo sobre os últimos detalhes e todo o processo para realização dos Jogos Regionais em Matão.

 

Como estão os preparativos para os Jogos Regionais?

Nas últimas semanas, os preparativos estão bem corridos por conta das instalações hidráulicas e elétricas nos locais de alojamento, além da pintura das quadras esportivas. No entanto, estamos na reta final; o trabalho está sendo árduo e, se Deus quiser, vai dar tudo certo e nosso evento será um sucesso.

 

Como foram decididos os alojamentos para cada município participante?

Tivemos dois profissionais responsáveis para decidir os locais conforme as demandas informadas pelos representantes dos municípios. Após este processo, as delegações visitavam os espaços e confirmavam ou não a estadia no lugar. Portanto, teremos mais de 30 pontos que servirão de alojamento para as delegações, sendo divididos em escolas estaduais, municipais e de ensino superior, Emeis, Casa do Pequeno Cidadão, Apae, Apada, além de Dobrada. Ainda teremos os locais que receberão mais de uma cidade (os coletivos), como a Faculdade Anhanguera e a Escola ‘Henrique Morato’. Atletas de 15 cidades não ficarão alojados em Matão, por conta da logística e/ou proximidade com a cidade, pois consideraram mais fácil viajar de acordo com a programação de cada modalidade. O comitê dirigente ficará na Escola Municipal ‘Adelino Bordignon’ e o comitê organizador na Secretaria Municipal de Esportes.

 

As modalidades matonenses reforçaram seus treinos para as competições?

Neste ano decidimos valorizar os atletas do município. Antigamente, as equipes tinham reforços de outras cidades, mas agora vamos apostar nos atletas ‘pratas da casa’. Já em relação ao quadro de medalhas, sabemos que Ribeirão Preto vem forte nesta edição, além de outros municípios; assim, nossa expectativa é ficar na quinta colocação geral. Espero que Matão seja destaque.

 

Quais serão os locais de competição de cada modalidade?

O atletismo será disputado no Conjunto Poliesportivo ‘Laert Tarallo Mendes’, assim como o vôlei de praia. Já o biribol acontecerá no Clube Estrela em Araraquara. O basquete, futsal, vôlei e handebol serão disputados nos ginásios ‘Décimo Chiozzini’, ‘Carlos Alberto Magalhães’, Centro de Atendimento à Juventude (‘Caju’), Ginásio dos Jardins (‘Gija’) e no ‘Armando Theodorico Gomes’ (Ginasinho). A bocha e a malha acontecerão na Cancha ‘Dante Camparini’. As lutas – como capoeira, taekwondo, judô e karatê – ficarão no ginásio da Escola ‘Adelino Bordignon’. Nas provas do ciclismo utilizaremos a Avenida Habib Gabriel e a Via Milcíades Bottura (saída para Silvânia), mas a modalidade ciclismo BMX será disputada em São Carlos. As competições de dama e xadrez acontecerão na AABB. O futebol, nos estádios ‘Genésio Gandin’, ‘Germano Scopelli’, ‘João Catharino de Oliveira’, ‘Ismael de Brito’, ‘Juvenal dos Santos’, do Parque Aliança e do Trabalhador. A ginástica artística acontecerá no CEAR – Araraquara, enquanto a rítmica no Cat-Sesi. A natação e o tênis, nas instalações da Sorema. O tênis de mesa, no Ginásio do Padroeiro (bairro Senhor Bom Jesus). Portanto, precisamos agradecer a todos os parceiros que cederam seus espaços para a realização do evento.

 

Qual legado ao município será deixado pelos Jogos Regionais?

O legado será deixado para as crianças, que iniciarão a prática esportiva, pois sabemos que o esporte desperta interesse e vontade nos pequenos de chegar às competições iguais aos atletas renomados. Este é um desejo do prefeito Edinardo Esquetini, tirando as crianças das ruas para melhorar a qualidade de vida e mostrando outros caminhos para desenvolvimento pessoal e social. Então, com os Jogos Regionais em Matão após 14 anos, teremos um destaque maior nas modalidades esportivas locais.

 

A Prefeitura planeja que Matão sedie outros eventos esportivos?

Estamos pensando em outras competições esportivas, sim, mas para o futuro. Por enquanto, estamos focados em fazer uma excelente edição dos Jogos Regionais.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários